27 de setembro de 2023
Com a chegada da pandemia e o isolamento social, o uso da internet cresceu significativamente e isso também refletiu na ação dos hackers, que não perderam tempo e passaram a aplicar os mais diversos golpes e fraudes.
O objetivo deste artigo é te alertar sobre os mais comuns, como evitar ser vítima deles e o que fazer caso seja vítima.
1- O golpe do Whats App: Neste golpe, o agente costuma ligar ou enviar uma mensagem para a vítima, fingindo ser funcionário de alguma instituição, e com isso, diz que irá encaminhar um código de confirmação, que na verdade é o código de verificação do whats app.
Para evitá-lo, é imprescindível que você ative a confirmação de duas etapas no aplicativo do whats app e NÃO forneça a ninguém o código verificador que receber via SMS.
Se você foi vítima deste golpe e teve seu celular clonado, deve entrar em contato com o suporte do aplicativo, através do e-mail: support@whatsapp.com; alertar amigos e familiares; e procurar à Delegacia mais próxima ou registrar um boletim de ocorrência eletrônico.
2- Golpe do Boleto Falso: Neste caso, o código de barras é alterado, para que o valor pago seja diretamente transferido para a conta do fraudador.
Então, ao receber um boleto de pagamento, confira se os dados do beneficiário estão de acordo com o da pessoa que te contatou e desconfie se o código de barras apresentar falhas.
Caso você seja vítima deste golpe, entre em contato com o Banco para tentar bloquear o valor, estando com a cópia do comprovante de pagamento e demais documentos em mão.
3- Golpes envolvendo Fraude Bancária: Nesta modalidade, o estelionatário atua de diversas formas, uma delas, que é bastante comum, é onde ele finge ser funcionário ou atendente de uma instituição financeira, e entra em contato alegando problemas no cadastro do cliente. O objetivo é conseguir os seus dados bancários para realizar operações fraudulentas.
Evite usar computadores públicos e redes abertas de wifi ao acessar a conta bancária ou fazer compras online, e não use cartão de crédito em sites desconhecidos.
Neste caso, se você for vítima deste golpe, entre em contato com o Banco para tentar bloquear o valor e registre um boletim de ocorrência, levando cópia do comprovante de pagamento e demais documentos que tenham relação com o fato.
Para maiores esclarecimentos entre em contato com a nossa equipe.