Divulgaram os meus nudes. E agora?

27 de setembro de 2023

Infelizmente, há uma crescente nos crimes intitulados como “pornografia de vingança” e precisamos estar vigilantes quanto a isso. Antes de tudo, o mais indicado é que você evite enviar ou manter fotos íntimas em dispositivos eletrônicos, a fim de prevenir um possível infortúnio. 

Mas, considerando que isso já tenha acontecido, saiba agora quais providências você pode tomar.

O primeiro passo e mais importante é o de coletar provas! Busque armazenar toda e qualquer prova da divulgação ou compartilhamento dessas imagens e/ou vídeos. Pode ser com o salvamento de links de sites que divulgaram as mídias; prints de conversas em aplicativos; prints das imagens expostas em sites, etc.

O próximo passo vai te ajudar a atestar a veracidade de tudo que foi coletado, e ele consiste em se dirigir a um Cartório de Tabelionato de Notas, onde deverá ser feito um registro de todos os documentos apresentados, que serão registrados como Ata Notarial. Com isso, você terá uma certidão de veracidade/autenticidade dessas provas.

A partir daí, é a hora de DENUNCIAR! Procure a Delegacia de Policia mais próxima da sua residência, de preferência, uma Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, e solicite o registro de ocorrência, apresentando todos os documentos que já estão registrados.

Estando em posse do comprovante do registro do boletim de ocorrência, você também poderá notificar todas as plataformas que veicularam as mídias sem autorização, para que tal conteúdo seja removido. Em alguns sites, inclusive, existe a opção de “denunciar conteúdo de nudez”. 

Inclusive a denúncia também poderá ser direcionada ao Google, isso mesmo! A plataforma dispõe de um formulário específico para esse tipo de solicitação e a finalidade neste caso, é de retirar o conteúdo do resultado das buscas de pesquisas realizadas pelo Google, fazendo com que aquele resultado não possa mais ser encontrado, o que não significa que será retirado do site.

Por fim, e não menos importante: Se você foi vítima deste crime, NÃO SE CULPE! A VÍTIMA É VOCÊ! Busque o auxílio de uma(o) advogada(o) criminalista, apoio familiar e psicológico, e se cuide!

Para maiores esclarecimentos entre em contato com a nossa equipe.